Entre em Contato                    


Empresa
      Serviços
      Parcerias
Estruturas Espaciais
      Vantagens
      Aplicações
      Geometria
      Materiais
Obras Executadas
      Atestados
Imprensa
Links

HOME 

MATERIAIS E ACABAMENTOS UTILIZADOS

     As treliças espaciais compostas por perfis tubulares de seção circular podem ser executadas em perfis de alumínio ou aço.

ALUMÍNIO

 

      Os perfis de alumínio utilizados na confecção das estruturas espaciais são extrudados a partir de ligas estruturais, sendo a mais utilizada, a liga ABNT 6351/T6.


     Devido a sua alta resistência à corrosão atmosférica, as estruturas em alumínio não precisam ter qualquer tratamento superficial, ou seja o seu acabamento poderá ser natural (Pavilhão de Exposições do Anhembi, Centro de Exposiçôes Riocentro, etc).

     Caso o projeto exija um acabamento com melhor beleza estética, existem tratamentos superficiais que aplicados aos perfis de alumínio proporcionam um excelente acabamento.

      Os tratamentos superficiais mais comuns utilizados para os perfis de alumínio, são realizados através de anodização na cor natural ou através de pintura eletrostática á pó.

 

AÇO

      As estruturas espaciais em aço são confeccionadas através de perfis conformados a frio utilizando-se de aços com boa resistência à corrosão atmosférica (aços patináveis: UsiSac, CosArCor, Cor, etc), podendo, também ser utilizados aços carbonos.


      Os aços patináveis possuem em sua composição cobre, cromo e níquel, que expostos ao ambiente atmosférico formam uma camada de óxidos aderentes a superfície. Essa camada protetora retarda os efeitos da oxidação, comuns em aços carbonos, dispensando os tratamentos superficiais.


     Apesar de dispensar tratamentos superficiais, a pintura eletrostática a pó é uma boa opção de acabamento, proporcionando uma interação da estrutura espacial com o projeto da edificação.

     Para os aços comuns, os tratamentos superficiais mais indicados são a zincagem eletrolítica ou a galvanização à quente, as quais, também, poderão receber uma pintura eletrostática a pó sobre esses tratamentos.

 

Rua Maria Assunta Gualtieri de Camargo, 200 • Bairro Três Marias • Campinas / SP • PABX (19) 3282-1668 • spcom@spcom.eng.br

©2008 SPCom Obras Metálicas