Entre em Contato                    


Empresa
      Serviços
      Parcerias
Estruturas Espaciais
      Vantagens
      Aplicações
      Geometria
      Materiais
Obras Executadas
      Atestados
Imprensa
Links

HOME 

CD DESTRO Macro Atacado - Curitiba 

Cliente final: Macro Atacado Comercial Destro Ltda

Contratante: JD Agricultura e Participações Ltda (empresa do GRUPO DESTRO)

Local: Curitiba PR

Área: 37.000 m2 compostos por :

Prédio do Estoque 28.200 m2,

Marquises (Docas) 7.300 m2,

Portaria 950 m2

Oficina de Manutenção 550 m2.

Arquitetura: BOPP ARQUITETURA

Projeto Estrutural: ProLC Engenharia e Construções Metálicas Ltda

Características

Estrutura Espacial em aço composta por perfis tubulares de seção redonda, terças de cobertura em perfis dobrados, suportes montantes e acessórios, tudo em aço USISAC-300. Apoios e juntas soldadas (nós) em aço ASTM A-36.

 

Acabamento: Pintura eletrostática a pó sobre aço patinado de alta resistência a corrosão.

Prazo de montagem: 120 dias.

Equipamento Utilizado: Sistema de Içamento SPCOM.

 

Peso da estrutura:            640 toneladas

Maior vão livre:                28 m

A obra

 

Contratada em 15.12.2006 pela JD AGRICULTURA E PARTICIPAÇÕES LTDA, a SPCOM OBRAS METÁLICAS assumiu a responsabilidade de fornecer e montar o novo Centro de Distribuição do DESTRO MACRO ATACADO em Curitiba PR.

 

Composto por Prédio de Estoque (28.200 m2), Marquise das Docas (7.300 m2), Portaria (950 m2) e Oficina de Manutenção (550 m2), o empreendimento está localizado estrategicamente as margens da BR-116 e do anel viário de Curitiba, com área total construída de 37.000 m2.

 

Adotada como a melhor opção em estrutura metálica de cobertura, a estrutura espacial concebida pelo escritório BOPP ARQUITETURA, levou em consideração o resultado plástico aliado aos grandes vãos exigidos pelo lay-out de instalação para os modernos sistemas de separação e armazenagem utilizados pelo atacadista.

 

O cronograma

 

Comprovar através de cronograma detalhado o atendimento as datas exigidas pelo cliente final, com data certa para a inauguração e operação do novo CD, foi fator decisivo na escolha da SPCOM OBRAS METÁLICAS LTDA, como empresa apta a fornecer e montar as estruturas espaciais de cobertura. O plano de trabalho elaborado pela empresa, garantiu a pré-montagem no solo, o içamento e apoio das estruturas espaciais do Prédio do Estoque, em sete etapas com área média de 4.000m2, uma etapa a cada 12 dias.

 

 

Os contratados

 

Como fornecedores parceiros fizeram parte das obras a Construtora Lavitta responsável pelas obras civis, e o grupo MBP – Metalúrgica Barra do Piraí responsável pelas telhas zipadas de cobertura e painéis dos fechamentos laterais.

 

As estruturas espaciais

 

Especificadas com o tratamento das partes e peças componentes em pintura eletrostática, as estruturas foram fabricadas em Campinas, receberam o acabamento em Itapevi e foram transportadas para a obra em 33 carretas, considerando-se as sete etapas prioritárias de montagem.

 

Cada etapa de 4.000 m2 foi pré-montada no solo e içada até a cota final (16,60 m no eixo central do Prédio do Estoque) através do sistema de içamento próprio SPCOM, formado por torres, roldanas, patescas e guinchos de alavanca. Este sistema permitia no caso do Prédio de Estoque, o içamento de uma faixa completa da estrutura (36,40m x 110,50m), em apenas 05 horas.

 

O prazo médio de cada içamento foi de 12 dias corridos, permitindo a liberação da estrutura para a instalação das telhas zipadas, 90 dias após a data de início de montagem.

 

Acidente zero, comunicação eficaz e manutenção de equipe própria, foram reconhecidos como diferenciais pelo cliente final no gerenciamento da obra. Softwares de controle e revisões no planejamento a partir do canteiro de obras, permitiram atuação precisa quando necessária a intervenção da engenharia para a solução de problemas e interferências construtivas.

 

A necessidade do cliente foi atendida com 37.000 m2 de estruturas espaciais instalados em 180 dias a partir da ordem de serviços emitida. Qualidade e compromisso com os prazos contratuais confirmam a SPCOM como fornecedora alinhada entre as melhores empresas do segmento.

 

 

     

ATESTADO

Rua Maria Assunta Gualtieri de Camargo, 200 • Bairro Três Marias • Campinas / SP • PABX (19) 3282-1668 • spcom@spcom.eng.br

©2008 SPCom Obras Metálicas