Entre em Contato                    


Empresa
      Serviços
      Parcerias
Estruturas Espaciais
      Vantagens
      Aplicações
      Geometria
      Materiais
Obras Executadas
      Atestados
Imprensa
Links

HOME 

 Cervejaria Petrópolis SA - RJ 

Cliente final: Cervejaria Petrópolis SA

Obra: CPSA Unidade Petrópolis

Local: Petrópolis / RJ

Área Cobertura Espacial:  31.000 m2

Arquitetura: Dpto. Engenharia CPSA

Gerenciamento, projeto e montagem das estruturas metálicas: SPcom Obras Metálicas Ltda

Prazo contratual: Fase I - 150 dias / Fase II: 150 dias

A Obra

Para alinhar a produção de cerveja, com suas metas arrojadas de expansão, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A fez investimentos expressivos em suas unidades fabris, entre eles, uma nova linha para o envase de garrafas (retornáveis), latas e área de estocagem na unidade de Petrópolis.

Situada em Pedro do Rio, às margens da BR-040 que liga Rio de Janeiro a Juiz de Fora, em condições de relevo acidentado, a ampliação da fábrica exigiu do departamento de engenharia uma solução que acomodasse o moderno equipamento com o mínimo de interferência ao meio ambiente. Também seria necessária uma estrutura metálica que montada em balanços sucessivos, permitisse o funcionamento ininterrupto das linhas de produção existentes.

Para atendimento ao layout do equipamento que determinava distância entre colunas de até 48m x 40m, e as complexas condições de montagem, a solução de melhor custo-benefício adotada para a estrutura metálica de cobertura, foi a treliça espacial, tradicionalmente utilizada no caso de grandes vãos livres, e que permite grande flexibilidade para sua instalação.

Com área total de 31.000 m2, a estrutura espacial modulada nas dimensões 3.333mm x 3.333mm x 2.800mm de altura, utilizou 100% de juntas soldadas (nós) e tubos que variaram entre 76,2mm (diâmetro) x 2,00mm (espessura) até 168,3mm x 6,35mm.

Dividida em duas fases, a planta construída para abrigar as novas linhas de retornáveis, latas e estoque teve 20.000 m2 de área construída e como característica principal a pré-montagem no solo e posterior içamento com o sistema SPCOM, composto por torres, roldanas, patescas e guinchos de alavanca. O planejamento das tarefas sucessoras tais como cobertura zipada, pisos em concreto protendido, e instalações sob as áreas içadas de até 7.000 m2, levava em conta o início das atividades, no máximo 01 hora após o apoio das estruturas, tudo para garantir a instalação dos equipamentos sem qualquer descontinuidade.  

A segunda fase com 11.000 m2 foi totalmente construída sobre a planta existente, seguida pela desmontagem das estruturas metálicas convencionais existentes. Aqui foi utilizado um plano de montagens através de balanços sucessivos. As pirâmides metálicas foram montadas uma a uma formando trechos de até 300 m2 em balanço. Sob cada trecho, onde o layout dos equipamentos e instalações permitia, montava-se uma torre de içamento e guinchos de alavanca, para o nivelamento da estrutura. A partir daí, finalizava-se o trecho com o torque nas fixações. E assim sucessivamente até cada coluna de concreto, sem qualquer prejuízo as linhas de produção em funcionamento.

CONCEITO DE ATENDIMENTO

Na guerra por posições no ranking das cervejarias, onde um dia de produção zero pode representar prejuízo de alguns milhões de reais, o atendimento ao cliente é ser mais do que um parceiro, é ser um soldado com a responsabilidade de lutar nesta acirrada batalha. Ao longo da obra, mudanças de projeto imprevistas acontecem para adequação dos equipamentos e áreas de estoque, principalmente quando trabalhamos sobre uma planta já existente.

Com este conceito, a SPCOM OBRAS METÁLICAS disponibilizou para este contrato, uma equipe própria com experiência média comprovada de 35 anos entre seus engenheiros, supervisores de fábrica e montagem, que atuou no desenvolvimento dos projetos, fabricação e montagem das estruturas metálicas. Sempre trabalhando em tempo integral para o contrato, cada solicitação do cliente foi atendida de imediato, no padrão de qualidade especificada e sem dilatação nos prazos finais do empreendimento.

A SPCOM INDÚSTRIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS, fábrica sediada em Campinas SP, foi responsável pela produção e expedição de 670 toneladas das partes e peças de estruturas metálicas para a malha espacial, pipe-racks e passarelas de visitação. Localizada em terreno com 6.000 m2, aparelhada com ferramental específico para este tipo de atividade e com produção média de 200 toneladas mês, faz parte do processo de fornecimento integrado SPCOM, adequando seu planejamento de produção às necessidades das frentes de montagem.

O cliente final

Com fábricas em Petrópolis-RJ, Boituva-SP, Teresópolis-RJ e Rondonópolis-MT, em 14 anos de história, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A é reconhecida por seus consumidores como a empresa de marcas jovens e inovadoras, e ocupa atualmente a terceira posição no agressivo mercado das cervejas.

Fabricante dos produtos Itaipava, Crystal, Lokal, Petra e Black Princess, a empresa foi fundada em 1994, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e nestes 14 anos tornou-se uma das maiores empresas do setor no país, com presença em 11 estados brasileiros. Com uma estratégia agressiva de marketing ampliou a presença da marca ITAIPAVA no automobilismo, com o patrocínio inédito a equipe Brawn, onde os carros e capacetes de Jenson Button e Barrichelo estamparam o logotipo da cerveja, durante o GP Brasil de Fórmula 1.

 

Rua Maria Assunta Gualtieri de Camargo, 200 • Bairro Três Marias • Campinas / SP • PABX (19) 3282-1668 • spcom@spcom.eng.br

©2008 SPCom Obras Metálicas