Entre em Contato                    


Empresa
      Serviços
      Parcerias
Estruturas Espaciais
      Vantagens
      Aplicações
      Geometria
      Materiais
Obras Executadas
      Atestados
Imprensa
Links

HOME 

 Cervejaria Petrópolis SA - Unidade Long-Neck - Boituva/SP 

Cliente final: Cervejaria Petrópolis SA

Obra: CPSA Unidade Boituva Long-Neck

Local: Boituva/SP

Área Cobertura Espacial:  8.100 m2

Arquitetura: Dpto. Engenharia CPSA

Gerenciamento, projeto e montagem das estruturas metálicas: SPcom Obras Metálicas Ltda

Prazo contratual:  120 dias

A Obra

Com a decisão de investir em uma nova linha Long-Neck em plena crise internacional, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A teria a partir daí um prazo de apenas oito meses para o startup da operação, objetivando o próximo verão. As obras civis teriam um prazo máximo de 150 dias, para que o prédio fosse entregue sem qualquer interferência para montagem dos equipamentos e instalações, com o desafio de movimentar 110.000 m3 de terra em aterro para nivelar o piso do novo prédio com a construção existente.

Com esta meta o Departamento de Engenharia da CPSA, convocou entre outros colaboradores, a SPCOM OBRAS METÁLICAS para a execução de projeto, fabricação e montagem de 8.100 m2 de malha espacial com vãos de até 50 metros, no prazo máximo de 120 dias.

O novo prédio foi projetado com sua estrutura apoiada de forma independente sobre novos consoles metálicos, sem levar qualquer esforço adicional às estruturas existentes. Mantida a continuidade das telhas de cobertura, a transferência dos fechamentos laterais inferiores, fez com que a nova unidade fosse incorporada à atual linha de produção e estoque, facilitando o controle da operação futura.

PROJETO DA ESTRUTURA ESPACIAL

Para que fosse mantida a altura da malha espacial nas novas dimensões de vãos livres, o engenheiro Sérgio Teruya, gerente de engenharia da SPCOM OBRAS METÁLICAS, optou por regiões de malhas duplas, formando “vigas” entre as colunas de concreto utilizadas para o apoio das estruturas. As mesmas “vigas” serviram de sustentação para os pipe-racks e passarelas de visitação, viabilizando a malha espacial nos custos previstos do investimento.   

FABRICAÇÃO

A produção e expedição de 260 toneladas das partes e peças de estruturas metálicas para a malha espacial, pipe-racks e passarelas de visitação foi de responsabilidade da SPCOM INDÚSTRIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS, fábrica sediada em Campinas SP.

Com a vantagem da sua capacidade de produção voltada às prioridades de montagem, o planejamento previa as entregas de acordo com ás áreas de içamento. – Apesar da logística facilitada pela proximidade entre Campinas e Boituva, jornadas extraordinárias foram necessárias para atender ao rigoroso cronograma, onde durante todo o tempo, as estruturas espaciais foram parte do caminho crítico da obra, afirma o gerente de contratos Paulo Renato de Oliveira Lima.

MONTAGEM

A malha espacial foi subdividida em quatro etapas prioritárias de montagem. Cada etapa de até 2.800m2 foi pré-montada no solo e içada até a cota final de apoio a 12,00m do piso acabado, através do sistema de içamento SPCOM, composto por torres, roldanas, patescas e guinchos de alavanca. Sempre utilizando equipe de montagem própria para garantir ao cliente o fornecimento integral sob responsabilidade única, o prazo de montagem foi reduzido para 43 dias, considerando-se o início de montagem em 07.07.2009 e o último içamento em 19.08.2009, sete dias a menos do que o previsto no cronograma de obras. A instalação das estruturas convencionais para passarelas, pipe-racks, sala de quadros e escada, foi concluída em 06.11.2009, no prazo estabelecido pelo departamento de engenharia da CPSA.  

ACIDENTE ZERO

Sem o registro de acidentes do início ao final dos serviços de montagem, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A definiu como uma questão de comportamento, o excelente resultado da equipe de montagem da SPCOM OBRAS METÁLICAS LTDA na área da Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho.

– Com a utilização de equipe própria, torna-se mais fácil conscientizar os funcionários em relação às normas de segurança, ao uso dos EPI’s, garantindo o comprometimento com os procedimentos de nossa Análise Preliminar de Riscos. Diálogos Diários de Segurança e check-lists constantes para os trabalhos em altura e operações mais arriscadas completam o trabalho, afirma a técnica em SMS da SPCOM Patrícia Maria Ferreira Pinto.

ESTRUTURAS ESPACIAIS

Projetadas sobe encomenda e fornecidas através de sistema integrado de fabricação e montagem, adequadas a necessidade de cada empreendimento, as estruturas espaciais combinam custos competitivos, qualidade certificada, flexibilidade de montagem, e excelente resultado plástico, tudo sob rigoroso atendimento aos prazos contratuais.

Podem vencer vãos livres superiores a 60 metros com comprovada garantia quanto a solidez e segurança. Além das indústrias que necessitam de grandes vãos para sua operação como o setor de cervejas e refrigerantes, outros segmentos que normalmente utilizam a solução são os Centros de Distribuição, Ginásios de Esportes, Hangares, Hipermercados, Pavilhões de Exposição e Eventos, Shopping Centers e Terminais de Transporte.

A SPCOM OBRAS METÁLICAS LTDA situada em Campinas – SP, atua a nível nacional, com profissionais responsáveis pela execução de área superior a 1.600.000 m2 em estruturas metálicas em aço e alumínio, compreendendo o projeto, fabricação e montagem em sistema de fornecimento integrado.

 

O CLIENTE FINAL

Com fábricas em Petrópolis-RJ, Boituva-SP, Teresópolis-RJ e Rondonópolis-MT, em 14 anos de história, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A é reconhecida por seus consumidores como a empresa de marcas jovens e inovadoras, e ocupa atualmente a terceira posição no agressivo mercado das cervejas.

Fabricante dos produtos Itaipava, Crystal, Lokal, Petra e Black Princess, a empresa foi fundada em 1994, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e nestes 14 anos tornou-se uma das maiores empresas do setor no país, com presença em 11 estados brasileiros. Com uma estratégia agressiva de marketing ampliou a presença da marca ITAIPAVA no automobilismo, com o patrocínio inédito a equipe Brawn, onde os carros e capacetes de Jenson Button e Barrichelo estamparam o logotipo da cerveja, durante o GP Brasil de Fórmula 1.

 

Rua Maria Assunta Gualtieri de Camargo, 200 • Bairro Três Marias • Campinas / SP • PABX (19) 3282-1668 • spcom@spcom.eng.br

©2008 SPCom Obras Metálicas