Entre em Contato                    


Empresa
      Serviços
      Parcerias
Estruturas Espaciais
      Vantagens
      Aplicações
      Geometria
      Materiais
Obras Executadas
      Atestados
Imprensa
Links

HOME 

MABE - CCE - Galpão G 6

Estruturas espaciais em aço

 

 

O cliente

A MCC Participações Ltda, empresa de negócios do grupo CCE, é proprietária da unidade industrial em Itu SP, onde está instalada uma das unidades fabris da MABE BRASIL, que em conjunto com a MABE ARGENTINA, reúne 3.000 funcionários e produz cerca de 2,7 milhões de eletrodomésticos anuais, exportando para mais de 50 países.

 

A MABE sediada no México associou-se a divisão de eletrodomésticos da GE (General Eletric Eletrodomésticos) em 1987. A GE Eletrodomésticos é uma das mais importantes empresas globais de fabricação e comercialização de eletrodomésticos. Entre os produtos destacam-se, refrigeradores, freezers, fogões, lava-louças, lavadoras de roupa, secadoras, fornos de microondas, condicionadores de ar, filtros de água e sistemas de amaciamento e aquecimento. O objetivo inicial era aumentar a competitividade no mercado mexicano e ser um centro de exportação para o mercado americano.

 

Em 1996 foi criada no Brasil a GE DAKO, resultado da associação entre a GE e a brasileira DAKO, pioneira e líder na fabricação de fogões no Brasil, desde 1935. O objetivo era inserir a multinacional GE no mercado brasileiro de eletrodomésticos.

 

Em 2003 a MABE assumiu o controle da GE DAKO, originando a MABE BRASIL.

 

A obra

A produção crescente no setor de eletrodomésticos exigiu a ampliação da unidade industrial de Itu SP, com a construção de um novo prédio para estoque e expedição de produtos, o Galpão G6.

 

Formado pelo prédio do armazém de estocagem e a marquise de expedição, a área total construída de 10.540 m2, exigiu vãos livres de 39,00 m x 26,00 m.

 

Em função dos grandes vãos livres e após inúmeros estudos comparativos com outros sistemas disponíveis, a estrutura espacial, adotada pelo escritório de consultoria e gerenciamento R ANDRADE ENGENHARIA LTDA, mostrou-se a de melhor custo-benefício. A mesma solução está presente em outros prédios da planta, ratificando o produto quanto à segurança, solidez e beleza plástica diferenciada.

 

O cronograma

Com cronograma rigoroso e sistema de gestão atento as questões do meio ambiente, segurança, saúde e qualidade do produto final, a preocupação do escritório R ANDRADE era trabalhar com fornecedores qualificados e aptos em recursos a executar o projeto, fornecimento e montagem das estruturas espaciais no prazo máximo de 135 dias a partir de 01.08.2006, reduzindo ao mínimo as interferências com as obras civis.

 

Os contratados

Em 30.07.2006, foram confirmados a empresa RIDARP CONSTRUÇÕES de Campinas como fornecedor para as obras civis, a SPCOM OBRAS METÁLICAS LTDA como fornecedor para as estruturas espaciais e a BEMO DO BRASIL para o fornecimento das telhas zipadas de cobertura.

 

As estruturas espaciais

Especificadas com o tratamento das partes e peças componentes em zincagem por imersão a quente, as estruturas foram fabricadas em Campinas, tratadas em São Paulo e transportadas para a obra, considerando-se as prioridades de montagem.

 

Projetadas com 100% de juntas soldadas (nós) e tubos para a malha espacial variando entre 76,2mm (diâmetro) x 2,00mm (espessura) até 168,3 x 6,35 mm, a estrutura do prédio de armazenagem teve a montagem dividida em 04 etapas de aproximadamente 2.560 m2.

 

Cada etapa foi pré-montada no solo e içada até a cota final (12,00 m) através do sistema de içamento SPCOM, formado por torres, roldanas, patescas e guinchos de alavanca. Este sistema permite a montagem de uma faixa completa da estrutura, garantindo as premissas de cálculo, a manutenção das contra-flechas de projeto, e a liberação de grandes áreas para os serviços em seqüência da construção civil e instalações.

 

As etapas de içamento da estrutura principal foram içadas com a estrutura secundária montada para o apoio das telhas e demais elementos de cobertura, além das tubulações de incêndio, fator de redução significativa nos custos do empreendimento, pela economia obtida com a redução de unidades locadas de plataformas de trabalho.

 

O prazo médio de cada içamento foi de 10 dias corridos, permitindo a liberação da estrutura para a instalação das telhas zipadas, 40 dias após a data de início de montagem.

 

A utilização de equipe própria no gerenciamento e montagem das estruturas, é outro diferencial reconhecido pelo cliente como um forte catalizador no cumprimento as datas pré-estabelecidas. Supervisor, técnico de segurança, montadores e engenheiros alinhados com o processo de fornecimento. A equipe resolve de forma segura e rápida, eventuais interferências comuns em obras desse porte.

 

Os 10.400 m2 de estruturas espaciais instalados em 60 dias ratificaram junto ao nosso cliente final, ao departamento de engenharia da MABE, a empresa gerenciadora e aos nossos parceiros envolvidos no empreendimento, a proposta técnica e comercial da SPCOM em atender ao segmento das estruturas espaciais com a prestação de serviços de engenharia diferenciados. 

Ficha Técnica
 

Cliente final: MCC Participações Ltda (empresa do grupo CCE)

Contratante: RIDARP Construções Ltda

Local:          Itu SP

 

Área: 10.540 m2 compostos por:

              Prédio de Armazenagem: 10.140 m2 e

              Marquises (Docas): 400 m2.

 

Arquitetura: R. ANDRADE ENGENHARIA LTDA

Projeto Estrutural: ProLC Engenharia e Construções Metálicas Ltda

 

Características:

 

Estrutura Espacial em aço composta por perfis tubulares de seção redonda, terças de cobertura em perfis dobrados, suportes montantes e acessórios, tudo em aço USICIVIL-300. Apoios e juntas soldadas (nós) em aço ASTM A-36.

 

Acabamento: Proteção contra a corrosão através de processo de zincagem por imersão a quente.

Prazo de montagem: 45 dias

Equipamento utilizado: Sistema de Içamento SPCOM.

 

Peso da estrutura:          178 toneladas

Maior vão livre:                39 m

ATESTADO

Rua Maria Assunta Gualtieri de Camargo, 200 • Bairro Três Marias • Campinas / SP • PABX (19) 3282-1668 • spcom@spcom.eng.br

©2008 SPCom Obras Metálicas