Entre em Contato                    


Empresa
      Serviços
      Parcerias
Estruturas Espaciais
      Vantagens
      Aplicações
      Geometria
      Materiais
Obras Executadas
      Atestados
Imprensa
Links

HOME 

UTE Barbosa Lima Sobrinho - Estação de Descarregamento - RJ

Cliente Final: UTC Engenharia
Local: UTE Barbosa Lima Sobrinho - RJ
Área Cobertura Espacial:  840 m2

Arquitetura: Dpto. Engenhara CPSA

Gerenciamento, projeto e montagem das estruturas metálicas: SPcom Obras Metálicas Ltda

Prazo contratual: 90 días

Situada em Seropédica RJ, a Usina Termelétrica Eletrobolt adquirida pela PETROBRAS em maio de 2005, rebatizada posteriormente como UTE – Barbosa Lima Sobrinho, em operação plena e utilizando gás natural produzido pela própria PETROBRAS, tem capacidade para abastecer uma cidade com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, podendo gerar e distribuir energia para qualquer parte do Estado do Rio de Janeiro.

Nas obras de transformação da Usina em bi-combustível, adotaram como solução de cobertura para a Estação de Descarregamento, a estrutura metálica espacial, com vão livre de 15,40m x 11,00m e balanço máximo de 6,60m, apoiada em pilares metálicos e coberta com telhas de secção trapezoidal de aço.

O aço USISAC-300 foi utilizado nos perfis tubulares de seção circular da malha principal, terças de cobertura em perfis dobrados e nas juntas soldadas e apoios. Para os pilares metálicos foi utilizado o aço ASTM A572 Gr.50.

O acabamento especificado para a estrutura metálica e pilares de apoio foi pintura eletrostática.

O equipamento utilizado para o içamento das estruturas em uma única etapa foi do tipo Guindaste LUNA AT90, com 58m de lança.

FABRICAÇÃO

Sob inspeção rigorosa da PETROBRÁS a produção e expedição de 260 toneladas das partes e peças de estruturas metálicas para as malhas espaciais, fechamentos laterais, mezaninos, escadas e pilares metálicos foi de responsabilidade da SPCOM INDÚSTRIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS, fábrica sediada em Campinas SP. Direcionada exclusivamente a atividades de produção e fornecimento dos contratos com a SPCOM OBRAS METÁLICAS LTDA, e com capacidade produtiva de 200 toneladas mês, a unidade tem como vantagem principal o atendimento às ordens de produção, de acordo com as prioridades de montagem de cada cliente.

 

ATESTADO

Rua Maria Assunta Gualtieri de Camargo, 200 • Bairro Três Marias • Campinas / SP • PABX (19) 3282-1668 • spcom@spcom.eng.br

©2008 SPCom Obras Metálicas