Arquitetura | PÖYRY Tecnologia Ltda |
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Projeto Estrutural | Nomura Engenharia |
Área | 1.098 m2 |
O CLIENTE FINAL:
O TERMINAL ESPECIALIZADO DE BARRA DO RIACHO – PORTOCEL é o único porto do Brasil, especializado no embarque de celulose. Está preparado para receber navios continuamente, com capacidade de embarque anual de 4.500.000 toneladas de celulose. O porto é de propriedade conjunta da Aracruz (51%) e da Cenibra (49%), duas das maiores empresas produtoras de celulose do país.
A Aracruz Celulose é a líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. A Companhia responde por cerca de 27% da oferta global do produto. A capacidade de produção da Aracruz, de cerca de 3 milhões de toneladas anuais de celulose, está distribuída pelas unidades de Barra do Riacho – ES (2,1 milhões de t), Guaíba – RS (430 mil t) e Veracel – BA (450 mil t). Esse volume é exportado para os mercados da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.
A CENIBRA – Celulose Nipo-Brasileira – produz 1.140 mil toneladas por ano de celulose branqueada de eucalipto na sua fábrica de Belo Oriente, MG. A empresa exporta cerca de 95% desse total, principalmente para mercados da Europa, Ásia e América do Norte.
As duas empresas são reconhecidas pela qualidade da sua celulose, que é destinada à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.
A infra-estrutura de transportes do terminal é completa. A celulose chega a Portocel por diferentes modais de transporte: rodoviário, ferroviário e marítimo, através de barcaças. Além disso, o terminal conta com os equipamentos necessários para suporte do recebimento e expedição dos fardos de celulose, sendo todos os registros operacionais efetuados através de coleta eletrônica de dados e transmitidos em tempo real para uma rede de microinformática. Esse sistema está ligado aos sistemas da Alfândega via EDI.
Para segurança de pessoas, cargas e embarcações, o terminal especializado de Portocel cumpre as normas do ISPS Code.
A OBRA:
Responsáveis pelos projetos arquitetônicos de expansão do Terminal, a PÖYRY Tecnologia Ltda, especificou para a NOVA PORTARIA DO COMPLEXO PORTUÁRIO, cobertura em estrutura espacial, apoiada em através de braços metálicos, fixados a Caixa D’água elevada.
O projeto arrojado resultou em solução de grande beleza, com balanços de até 12.00m. Notável foi a proteção contra a corrosão ambiental adotada. Pela proximidade com o mar, as partes e peças componentes das estruturas foram submetidas à zincagem por imersão a quente e posteriormente, pintura eletrostática para as peças de menor diâmetro e líquida para os braços de apoio.
O CRONOGRAMA:
O prazo total para elaboração de projeto, fornecimento e montagem, foi de 80 dias de trabalho efetivo, atendendo ao cronograma contratual aprovado pela SERTENGE LTDA.
As estruturas espaciais
As estruturas foram fabricadas em Campinas, zincadas a quente em Indaiatuba, pintadas em São Paulo, e expedidas em remessa única para a obra.
A montagem utilizou equipe própria e foi dividida em duas etapas, sendo a primeira, pré-montada na cota final de apoio sobre a laje de concreto dos vestiários, anexo a Portaria. A malha situada sobre a rua, foi pré-montada no solo e posteriormente içada através do sistema de içamento SPCOM, formado por torres, roldanas, patescas e guinchos de alavanca.