Cervejaria Petrópolis SA

  • Cervejaria Petrópolis SA
  • Petrópolis / RJ
Arquitetura Dpto. Engenharia CPSA
Projeto Estrutural SPcom Obras Metálicas Ltda
Área 31.000 m2

A OBRA:
Para alinhar a produção de cerveja, com suas metas arrojadas de expansão, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A fez investimentos expressivos em suas unidades fabris, entre eles, uma nova linha para o envase de garrafas (retornáveis), latas e área de estocagem na unidade de Petrópolis.

Situada em Pedro do Rio, às margens da BR-040 que liga Rio de Janeiro a Juiz de Fora, em condições de relevo acidentado, a ampliação da fábrica exigiu do departamento de engenharia uma solução que acomodasse o moderno equipamento com o mínimo de interferência ao meio ambiente. Também seria necessária uma estrutura metálica que montada em balanços sucessivos, permitisse o funcionamento ininterrupto das linhas de produção existentes.

Para atendimento ao layout do equipamento que determinava distância entre colunas de até 48m x 40m, e as complexas condições de montagem, a solução de melhor custo-benefício adotada para a estrutura metálica de cobertura, foi a treliça espacial, tradicionalmente utilizada no caso de grandes vãos livres, e que permite grande flexibilidade para sua instalação.

Com área total de 31.000 m2, a estrutura espacial modulada nas dimensões 3.333mm x 3.333mm x 2.800mm de altura, utilizou 100% de juntas soldadas (nós) e tubos que variaram entre 76,2mm (diâmetro) x 2,00mm (espessura) até 168,3mm x 6,35mm.

Dividida em duas fases, a planta construída para abrigar as novas linhas de retornáveis, latas e estoque teve 20.000 m2 de área construída e como característica principal a pré-montagem no solo e posterior içamento com o sistema SPCOM, composto por torres, roldanas, patescas e guinchos de alavanca. O planejamento das tarefas sucessoras tais como cobertura zipada, pisos em concreto protendido, e instalações sob as áreas içadas de até 7.000 m2, levava em conta o início das atividades, no máximo 01 hora após o apoio das estruturas, tudo para garantir a instalação dos equipamentos sem qualquer descontinuidade.

A segunda fase com 11.000 m2 foi totalmente construída sobre a planta existente, seguida pela desmontagem das estruturas metálicas convencionais existentes. Aqui foi utilizado um plano de montagens através de balanços sucessivos. As pirâmides metálicas foram montadas uma a uma formando trechos de até 300 m2 em balanço. Sob cada trecho, onde o layout dos equipamentos e instalações permitia, montava-se uma torre de içamento e guinchos de alavanca, para o nivelamento da estrutura. A partir daí, finalizava-se o trecho com o torque nas fixações. E assim sucessivamente até cada coluna de concreto, sem qualquer prejuízo as linhas de produção em funcionamento.

CONCEITO DE ATENDIMENTO:
Na guerra por posições no ranking das cervejarias, onde um dia de produção zero pode representar prejuízo de alguns milhões de reais, o atendimento ao cliente é ser mais do que um parceiro, é ser um soldado com a responsabilidade de lutar nesta acirrada batalha. Ao longo da obra, mudanças de projeto imprevistas acontecem para adequação dos equipamentos e áreas de estoque, principalmente quando trabalhamos sobre uma planta já existente.

Com este conceito, a SPCOM OBRAS METÁLICAS disponibilizou para este contrato, uma equipe própria com experiência média comprovada de 35 anos entre seus engenheiros, supervisores de fábrica e montagem, que atuou no desenvolvimento dos projetos, fabricação e montagem das estruturas metálicas. Sempre trabalhando em tempo integral para o contrato, cada solicitação do cliente foi atendida de imediato, no padrão de qualidade especificada e sem dilatação nos prazos finais do empreendimento.

A SPCOM INDÚSTRIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS, fábrica sediada em Campinas SP, foi responsável pela produção e expedição de 670 toneladas das partes e peças de estruturas metálicas para a malha espacial, pipe-racks e passarelas de visitação. Localizada em terreno com 6.000 m2, aparelhada com ferramental específico para este tipo de atividade e com produção média de 200 toneladas mês, faz parte do processo de fornecimento integrado SPCOM, adequando seu planejamento de produção às necessidades das frentes de montagem.

O CLIENTE FINAL:
Com fábricas em Petrópolis-RJ, Boituva-SP, Teresópolis-RJ e Rondonópolis-MT, em 14 anos de história, a CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A é reconhecida por seus consumidores como a empresa de marcas jovens e inovadoras, e ocupa atualmente a terceira posição no agressivo mercado das cervejas.

Fabricante dos produtos Itaipava, Crystal, Lokal, Petra e Black Princess, a empresa foi fundada em 1994, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e nestes 14 anos tornou-se uma das maiores empresas do setor no país, com presença em 11 estados brasileiros. Com uma estratégia agressiva de marketing ampliou a presença da marca ITAIPAVA no automobilismo, com o patrocínio inédito a equipe Brawn, onde os carros e capacetes de Jenson Button e Barrichelo estamparam o logotipo da cerveja, durante o GP Brasil de Fórmula 1.