RECAP – Refinaria Capuava – Novo Almoxarifado

  • Zopone Engenharia - Petrobrás
  •  Refinaria de Capuava - Mauá/SP
Arquitetura Dpto. Engenharia CPSA
Projeto Estrutural SPcom Obras Metálicas Ltda
Área 2.810 m2

A OBRA:

Responsável por 30% do abastecimento de derivados de petróleo na região metropolitana de São Paulo, a Refinaria de Capuava (RECAP) processa diariamente 7.800 m3 de petróleo em sua Unidade de Destilação Atmosférica e 3.000 m3 de resíduo atmosférico na Unidade de Craqueamento. Foi a partir da instalação da Refinaria em 1954, que se formou o Pólo Petroquímico. A Refinaria ocupa uma área de 3,70 km2 e 96% da produção segue por oleodutos aos terminais da Grande São Paulo (Guarulhos, São Caetano e Barueri) e de Santos. O restante é retirado em caminhões tanque. A Refinaria atende as companhias distribuidoras, indústrias químicas, empresas automobilísticas e órgãos da administração pública.

No prédio do Novo Almoxarifado, com área coberta de 2.810 m2 e vãos livres de 27m x 27m, a estrutura foi apoiada em pilares de concreto e recebeu como elemento de cobertura telhas zipadas. Foram utilizados perfis tubulares em aço USICIVIL – 300. Os fechamentos laterais, também em telhas metálicas foram sustentados por estrutura detalhada para este fim, apoiada na malha espacial e piso, composta por pilaretes em perfil laminado ASTM A572 – Gr.50 e longarinas. Completava o conjunto, marquises em treliças planas executadas em perfis dobrados em aço ASTM A570 Gr.C.

Internamente, o mezanino com vigas e pilares em perfis laminados ASTM A572 – Gr. 50 e a escada de acesso em chapas de aço ASTM A36, também fizeram parte do fornecimento.

Como acabamento das estruturas metálicas, utilizou-se a pintura eletrostática para a malha espacial e fechamentos e a pintura líquida para os mezaninos.

Para a montagem da obra executada em três etapas, o equipamento adotado foi do tipo Guindaste DEMAG AC395, com capacidade de 135.000 kg. As estruturas pré-montadas no solo eram içadas, apoiadas e “costuradas” entre si. Todo o trabalho em altura foi realizado com o auxílio de plataformas elevatórias.

O CLIENTE FINAL:

PETROBRÁS CONFIRMA VANTAGENS DAS ESTRUTURAS METÁLICAS ESPACIAIS

Utilizada como solução metálica para cobertura em dois projetos recentes, o Novo Almoxarifado da RECAP (Refinaria de Capuava) em São Paulo e a Estação de Descarregamento da UTE Barbosa Lima Sobrinho no Rio de Janeiro, a PETROBRÁS confirma as vantagens da estrutura espacial.

Presente em todas as etapas de fornecimento, a SPCOM OBRAS METÁLICAS LTDA seguindo os procedimentos e recomendações das Normas Técnicas PETROBRAS, participou nos dois contratos, tendo como objeto o dimensionamento e detalhamento dos projetos metálicos, a fabricação das partes e peças das estruturas metálicas e a montagem com equipe própria.