SUZANO – Portarias e Centro de Logística

  • SUZANO PAPEL E CELULOSE
  • Mucuri - BA
Arquitetura PÖYRY Tecnologia Ltda.
Projeto Estrutural PÖYRY Tecnologia Ltda.
Área 2.550 m2

CARACTERÍSTICAS:
Estrutura Espacial composta por perfis tubulares de seção redonda, terças de cobertura em perfis abertos, suportes montantes e acessórios, tudo em alumínio extrudado na liga 6351 – T6, com acabamento natural.

Apoios e juntas soldadas (nós) utilizaram aço ASTM A-36, com proteção contra a corrosão através de processo de zincagem por imersão a quente.

Cobertura termo-acústica composta por telhas duplas de alumínio trapezoidais com camada de poliuretano injetado entre elas.

Prazo de montagem: 60 dias
Equipamento utilizado: Guindastes.

Peso da estrutura:            16 toneladas

O CLIENTE FINAL:
A Unidade Mucuri da Suzano Papel e Celulose têm sua origem na Bahia Sul Celulose S.A., empresa constituída em 1987 como uma joint-venture entre a Companhia Suzano e a Companhia Vale do Rio Doce, cujo controle foi adquirido pelo Grupo Suzano em 2001. Em 2004, a Companhia Suzano foi incorporada pela Bahia Sul, surgindo a Suzano Papel e Celulose. A unidade operacional no sul da Bahia passou a ser denominada Unidade Mucuri.

Planejada de acordo com os mais modernos conceitos operacionais e de responsabilidade social e ambiental, a Unidade Mucuri começou a operar em 1992. Em 1996, obteve a certificação ISO 9002, de gestão de qualidade e, no ano seguinte, foi a primeira unidade industrial de papel e celulose no mundo a obter a ISO 14 000, de qualidade ambiental. Conquistou também as certificações OHSAS 18001, de segurança e saúde ocupacional, bem como o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ)

A Unidade Mucuri produz atualmente cerca de 650 mil toneladas de papel off-set e celulose de mercado. A nova linha de produção triplicará o volume de celulose produzida. Com investimentos de US$ 1,3 bilhões, a expansão da Unidade Mucuri ampliará em 1,0 milhão de toneladas a produção de celulose  de mercado.

A OBRA:
A PÖYRY Tecnologia Ltda, empresa responsável pelos projetos de expansão da Unidade Mucuri, especificou os Prédios da Portaria 03 – Expedição de Celulose, Portaria 04 – Recebimento de Madeira, e CECOL – Centro de Controle e Logística, utilizando cobertura espacial de alumínio com painéis termo-acústicos em  poliuretano expandido.

As especificações para as estruturas metálicas da Unidade Mucuri exigem proteção intensa contra a corrosão ambiental, razão da utilização das estruturas espaciais de alumínio em inúmeros prédios da planta, tais como o Administrativo, o Restaurante das Contratadas, Vestiários e Portarias.  Apoios e juntas soldadas em aço, foram submetidas a zincagem por imersão a quente.

O cronograma
O prazo total de 120 dias para elaboração de projeto, fornecimento e montagem dos três prédios, atendeu ao  cronograma contratual aprovado pela SERTENGE LTDA.

As estruturas espaciais
Os perfis de alumínio estrutural utilizados, foram produzidos pela ASA ALUMÍNIO S/A em Campinas, onde também foram executados os serviços de fabricação das partes e peças componentes das estruturas espaciais.

A montagem utilizou equipe própria da SPCOM, em processo de pré-montagem no solo, e posterior içamento através de guindastes até a cota final de apoio. O procedimento permitiu a execução dos serviços de construção civil para cada Prédio, sem interferências com a cobertura metálica.